sábado, 23 de maio de 2015



É fato que a evolução tecnológica e a constante mudança estejam presentes em nosso cotidiano. Não poderia ser diferente na nossa vida online, pode ter certeza que nesse exato momento alguém está verificando as atualizações de seu "feed de notícias" ou de um serviço de RSS.

Nesse post vou falar sobre o porque de termos que estar preocupados com a segurança e tentar te convencer de atualizar seus programas, aplicativos, sistemas, entre outras coisas e sair definitivamente da versão "beta".

Conceito de instalação (na informática)

Uma instalação é simplesmente uma cópia de um programa de sua base de dados (geralmente um instalador) para o sistema no qual ele será colocado.

O instalador (executável) traz com sigo o código compactado do programa e as instruções para que a instalação seja concluída com sucesso, serve justamente como um "compilador", fazendo com que o código do programa seja lido, descompactado, copiado e transferido para o novo sistema, tornando-o funcional.

Conceito geral de atualização


Provavelmente você já deve ter lido algo parecido em algum lugar isso que vem a seguir, mas uma atualização nada mais é do que uma cópia atualizada de um programa compilada num instalador.

A função de um "atualizador" (instalador mais recente) é verificar o que já está instalado e comparar com o que há em sua base de dados, se algo diferente for encontrado, uma cópia do novo conteúdo é feita e a instalação é reconfigurada para continuar funcionando.

Os "changelogs"


O termo "changelog" retrata bem o conteúdo desse documento, que é um log (registro) de mudanças. Ele está presente na documentação da maioria dos programas e tem de forma resumida uma lista que mostra o que mudou ou o que foi adicionado/retirado.

O arquivo "leia-me"

Em alguns programas é comum que junto ao instalador venha um arquivo chamado "leia-me" (pode ter outros nomes, geralmente sugestivos, como "abra antes de instalar", entre outros), é um arquivo que, geralmente, contém instruções extras para o momento pré-instalação e/ou pós-instalação, além de às vezes trazer informações sobre os requisitos mínimos/recomendados para a execução correta do programa contido no instalador.

Atualizações e segurança

As atualizações trazem novas funções e claro ajudam na segurança, pois com a utilização do programa "bugs" e falhas podem ser descobertas e são corrigidas por meio da atualização.

Um conceito de pré-lançamento


Em alguns casos específicos, como por exemplo o de jogos, existe a possibilidade de se ter uma versão de pré-lançamento para avaliação disponível, na maior parte das vezes, somente desenvolvedores e entusiastas tem acesso a esse tipo de programa.

Versão Alfa


Alfa é o termo usado para designar um conjunto de versões de um determinado programa que estão em desenvolvimento. Muito usada por desenvolvedores e alguns testadores para que melhorias e ajustes sejam feitos de forma mais rápida afim de cumprir o prazo de entrega do projeto, é muito comum essas versões serem atualizadas a cada 3 dias (ou menos, dependendo do programa em questão), pois como ainda está na fase de desenvolvimento, é comum que o programa não funcione corretamente ou tenha muitos erros (conhecidos como "bug(s)").

Versão Beta

Beta é o termo que designa as versões já lançadas de um programa, mas que ainda estão sofrendo modificações e podem (e têm) "bugs" e falhas em geral (inclusive de segurança), numa proporção, na maior parte das vezes, bem menor do que das versões alfa.

Versões "betas" como opção

As versões beta podem conter ainda falhas, mas são a grande opção para desenvolvedores e testadores. Com ela em mãos é muito mais tranquilo de relatar e consertar os seus grandes problemas, ainda durante a fase de desenvolvimento do projeto, até por que uma versão final mais polida significa menos "patches" (atualizações) a serem feitas pelo usuário final, logo, podem poupar tempo de administradores de sistemas pelo mundo afora.

No entanto, caso seja somente um usuário e/ou necessite de um programa funcional, evite as versões de pré-lançamento e aguarde até que sejam lançadas as versões finais de seus programas.

Problemas comuns em versões de pré-lançamento

Nesse quesito vou ser simples e direto, fazendo a lista abaixo a mais resumida possível. Os problemas estão listados em ordem aleatória, ou seja,não há nenhuma ordenação dos mesmos.

- Incompatibilidade:
   - Entre programas;
   - Entre o hardware e o software;
   - Dos drivers;
   - Do sistema operacional;
   - De navegadores;
- Falhas:
   - De segurança;
   - Da interface de comando;
   - Da interface de resposta;
   - De motores gráficos (conhecidos como "engine");
   - De módulos;
   - De "kernel";
   - De execução/inicialização;
   - De programação (código);
- Corrupção
  - De arquivos;
  - Do sistema operacional (geralmente com a temida "tela azul");
  - Do HD de forma geral;

Apesar da lista ser relativamente extensa, acalme-se, esses são os problemas mais comuns, não quer dizer que sempre ocorrem, nem que ocorrem ao mesmo tempo, mas nada impede de ocorrerem e os desenvolvedores estão sempre lutando para que eles nunca ocorram, porém, infelizmente, não é o que acontece.

A importância de atualizar

Além de todas os benefícios já citados, as atualizações garantem que o programa instalado esteja completamente funcional, com todos os recursos disponíveis e que todas as falhas e "bugs" conhecidos estarão corrigidos.

Agradeço a atenção e até a próxima. Não esqueça de compartilhar com seus amigos.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!