segunda-feira, 11 de maio de 2015

Sexto artigo da série Segurança Digital!

Caso esteja começando agora a acompanhar nossa série, recomendo que leia os artigos anteriores, consultando nosso Guia.



Introdução

Desde os primórdios da civilização inteligente que temos hoje, podemos ir um pouco mais além, os anos anteriores ao nascimento de Cristo, já se praticava o ato de enganar e trapacear. Mas podemos caracterizar os tipos de Fraudes existentes na época como:

- Falsos Testemunhos
- Mercadorias de cunho Duvidoso
- Trapaças em Jogos
- Estelionato
- Furtos
- Adultério

Na história do Antigo Egito, por exemplo, em que mercadores enganavam ricos e nobres, vendendo para eles múmias falsas de gatos e pássaros sagrados para adoração de seus Deuses, em vez de um Cadáver de gato ou pássaro empalado, eles colocavam Pedras, palha e Ossos para enganar seus clientes. Era uma prática bem Comum até então.

Mas bem antes dos casos no antigo Egito, por volta de 1700 A.C., não é uma data exata, mas estima-se que nesse período, foi criado o primeiro Conjunto de leis pelo Rei Hamurabi da Primeira Dinastia Babilônica. No Código de Hamurabi é possível encontrar leis que condenam Fraudes e Enganações, o que nos leva a conclusão de que as Fraudes já vinham sendo praticadas a milhares de anos.

No Cristianismo, temos os 10 mandamentos como um conjunto de leis a serem seguidas, Tais como: o Sétimo Mandamento Não Adulterarás, o Oitavo Mandamento Não Furtarás, o Nono Mandamento Não Darás falso Testemunho contra teu próximo. A quebra de cada mandamento, na antiguidade, era punida com morte. Pois antes de ser escrito os Dez Mandamentos, o povo Hebreu praticava todo e qualquer tipo de crime entre si.

Na mitologia Nórdica, temos o Deus Loki, Todo poderoso Deus da Enganação e Trapaça, que sempre estava a perseguir Thor, mesmo sendo sempre punido por Odin. Mas não somente na mitologia nórdica, quase todas as mitologias pelo mundo, possuíam um Deus da Enganação e Trapaça. Mas o mais certo é que existem milhares de interpretações sobre as mitologias, o que por sinal, pode caracterizar com milhares de textos alterados, as tornando, também objeto de fraude.

Avançando um pouco no tempo, mas especificamente na idade média, as fraudes aconteciam graças a popularização das Letras, ou seja, graças a escrita que se tornou mais comum entre os mercadores. Através da escrita, era possível adulterar o Peso e as medidas de mercadorias como bebidas e alimentos, começando a era de fraudes documentais.


Mas não somente nas civilizações antigas, com o progresso tecnológico, e a evolução de cada área da civilização, temos uma nova modalidade de fraude infelizmente, uma nova estratégia para os golpistas se aproveitarem, as Fraudes Digitais. 


Engenharia Social

Observando atentamente ao que foi escrito já acima, você deve ter chegado a conclusão de que era necessário certa habilidade para persuadir as pessoas a caírem nas diversas tipos de fraudes, e que o golpista, teria que ser certamente muito esperto para aplicar tais artimanhas. Posso dizer que você está certo. Tais habilidades podem ser naturais ou adquiridas.

Em engenharia Social é estudado as diversas formas do comportamento humano, tais como: vícios, rotinas, vontades, desejos, emoções, Sentimentos e principalmente o comportamento social. Tais objetos são estudados com o objetivo de criar uma espécie de abertura para um engenheiro social adentrar e manipular. A habilidade de um Engenheiro social pode ser natural ou adquirida.

A habilidade natural, não é algo surpreendente, é uma espécie de habilidade adormecida, como exemplo, uma criança de aproximadamente cinco anos de idade, que é capaz de persuadir seu pai ou mãe a comprar um brinquedo relativamente caro e sem tamanha importância para seu desenvolvimento humano. Mesmo o pai ou mãe negando um número relativamente grande de vezes, no fim, a criança faz uma birra e o que ocasiona na compra do brinquedo. Outro exemplo, é a capacidade da criança de conseguir tudo o que deseja, não em exclusividade a somente um brinquedo, mas também a roupa, comida, lugares para ir e a atenção dos pais, que na maioria desses casos, pode ser um pai ou mãe ausente. São exemplos de habilidades naturais primitivas. Alguns especialistas caracterizam essa habilidade aos sociopatas.

Enquanto que a habilidade adquirida, pode ser através de livros que aos montes tem disponível tanto em psicologia, como em psicanalise, pois são áreas que estudam e observam o comportamento humano. Mas a Diferença entre adquirir essa habilidade ou já possuir ela de forma natural, é que a natural é muito primitiva em relação à adquirida, porém, se alguém que possui a habilidade natural resolver desenvolver mais sua habilidade através da troca de conhecimentos, consequentemente, melhorará drasticamente.

Ambas, possuem o mesmo intuito, persuadir e manipular. Mas tais habilidades, não são somente usadas com más intenções. Essa habilidade Aplicada a área de vendas e comércio por exemplo, tem o intuito de aumentar as vendas e persuadir clientes a comprar certo produto. Ou então um corretor de imóveis tentando vender uma casa, utilizando essas habilidades para conseguir sucesso em sua venda. Há também Advogados que utilizam essa habilidade, especialistas em Segurança da Informação. O Certo é, Engenharia social é um Yin- Yang, pois tem um lado Bom e Ruim.


Métodos e Golpes Digitais

Entre os Diversos Golpes que vieram dos primórdios da civilização antiga para a moderna, junto da Evolução Tecnológica, podemos destacar:

- Furto de Identidade: Mais comum dentre os Tipos de Golpes na internet, no qual o golpista obtém acesso ao computador da vitima através de Software Malicioso, adquirindo o controle de seu computador e seus arquivos. Muitos casos, requisitando um pagamento para devolver o controle do computador ao Usuário. Ou então, buscam informações bancárias e números de cartões de crédito, para venderem futuramente para outros golpistas.

- Phishing: É uma combinação de engenharia social, com técnicas de Hacking. Onde o Invasor, utiliza de sua habilidade em engenharia social, para obter a confiança de sua vitima, assim que obtém a confiança, ele utiliza de técnicas de hacking para obter informações de sua vitima através de página falsa de um banco ou rede social.


- Antecipação de Recursos: O golpista induz a vitima utilizando de Engenharia social, a antecipar o pagamento de certo serviço ou produto (no qual nunca chegará as mãos da vitima) e depois desaparece. Geralmente são valores relativamente altos.

- Sites Fraudulentos:Tecnicamente, golpistas criam lojas virtuais a fim de enganar um número relevante de pessoas, e adquirir dinheiro fácil e dados de cartões de créditos, vendendo produtos que na verdade, não possuem em seu estoque. No mercado eletrônico Brasileiro, existe uma diversidade de lojas que praticam este ato hediondo.


- Fraudes de Jogos: É muito comum encontrar na internet, pessoas em busca dos famosos Hacks de jogos, até mesmo pagar certa quantia por eles, é claro, tornou-se também uma fonte de lucro para os Golpistas, onde os mesmos, recebem o valor do hack, porém, os hacks não funcionam.

- Golpes de Sites de Relacionamentos: Se você é uma pessoa que assiste muito telejornais, ou navega por portais de notícias, já deve ter se deparado com os casos dos nigerianos que enganaram algumas Brasileiras, utilizando de perfis falsos para engana-las, se passando por europeus. Nesse tipo de golpe, eles “emprestam” certa quantia de mulheres bem resolvidas financeiramente, para poderem investirem na bolsa de valores ou pagar alguma “dívida” de sua empresa, e dizem que vão devolver quando se recuperarem economicamente. Mas na verdade, acabam por desaparecer.


Prevenção

Dentre as formas de se proteger de Fraudes, vamos listar apenas algumas neste capítulo, para o próximo, teremos mais tempo para fazer isso.

- Evite a navegação por sites de reputação negativa, geralmente, usuários já caíram em algum tipo de golpe ou invasão que o site proporcionava, mas decidiram compartilhar de tal risco com a comunidade na web. Procure se informar!

- A melhor forma de identificar um engenheiro social, é testando sua índole. Mas como fazer isso? Não é algo complicado, vejamos, analise seu perfil em rede social, procure ver se as fotos que ele publica já não existem listadas no Google com outros nomes. Procure também por publicações em que possuam fotos com a família ou amigos, e que aparentam ser reais, essa é uma forma de identificar um perfil falso. Pois perfis falsos, nunca possuem vinculo familiar ou circulo de amizade verdadeiro. Duvide também se tal perfil ou pessoa demonstrar ser aquilo que você sempre esperou, pois ele pode ter monitorado você por bastante tempo, afim de definir sua personalidade e criando um roteiro a seguir para ganhar sua atenção e confiança. Para verificar uma foto através do google, veja este artigo.

- Em caso de uma negociação com alguma pessoa pela internet, procure se informar sobre histórico de vendas ou trocas dessa pessoa.

- Para evitar sites Fraudulentos, leia este artigo da série: Segurança Digital – Compras e Vendaspela Internet

- Se você está iniciando no mundo Gamer, não tente achar um caminho mais fácil para se conseguir vencer em um jogo, pois o caminho fácil além de ser perigoso, pode trazer um presente indesejado para seu computador ou console.

- Caso esteja interessado(a) em começar um relacionamento via Internet, é muito importante saber com que está se falando do outro lado da tela de computador. A melhor forma de se fazer isso, é sempre conversar por Vídeo Chamada, evita a desconfiança e também aumenta a sua segurança, pois caso esta pessoa esteja com o intuito de lhe enganar, você terá uma imagem dele para poder futuramente denunciar aos órgãos de segurança.

- Sempre faça uma visita ao Catalogo de Fraudes da Rede Nacional de Pesquisa(RNP), para que você fique sempre informado sobre os golpes que vão surgindo, para poder se prevenir. No seguinte link:

É isso pessoal ficamos por aqui, Espero que tenham gostado, compartilhem!

Qualquer dúvida, deixe um comentário que responderemos o mais rápido que pudermos!

até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!