A Palo Alto Networks descobriu uma vulnerabilidade do sistema operacional Google Android que permite a invasores “sequestrar” a instalação de um aplicativo aparentemente seguro – Android Package File (APK) – em dispositivos móveis, substituindo por um aplicativo de escolha do hacker, sem o conhecimento do usuário.
Estima-se que explorações com o malware batizado Highjacking afete 49,5% dos usuários atuais de Android, permitindo a invasores distribuir a ameaça, comprometendo os dispositivos e roubando informações pessoais.
A vulnerabilidade explora uma falha no serviço do sistema de pacote de instalação do Android, possibilitando que os hackers façam invasões silenciosas e adquiram permissões ilimitadas, comprometendo os aparelhos.
O malware possibilita que invasores enganem os usuários a partir de um conjunto de permissões, enquanto potencialmente ganham acesso completo aos serviços e dados dos usuários, inclusive informações pessoais e senhas. Enquanto os usuários acreditam estar instalando um app de lanterna, ou um jogo, com um conjunto de permissões bem-definido, eles estão na verdade rodando uma ameaça.
“Esta descoberta significa que os usuários que pensam que estão acessando aplicativos legítimos com permissões aprovadas podem estar expostos a ladrões de dados e a malwares. A Palo Alto Networks alerta para que os usuários fiquem atentos quanto ao aplicativo de diagnóstico fornecido pela empresa e chequem seus dispositivos.
Para sanar a ameaça, a fornecedora disponibilizou um aplicativo para ajudar a diagnosticar dispositivos afetados. “Implante dispositivos móveis com Android 4.3_r0.9 e posteriores, mas mantenha em mente que mesmo os aparelhos de Android 4.3 são vulneráveis”, avisa a Palo Alto.
Além disso, a companhia aconselha que se instale aplicativos apenas da loja virtual Google Play nos aparelhos vulneráveis; estes arquivos são baixados no espaço protegido, que não podem ser substituídos por um invasor.
Outra recomendação é para não fornecer aplicativos permissão para acessar o “logcat”. O “logcat” é um log do sistema, que pode ser usado para simplificar e automatizar uma exploração. O Android 4.1 e outras versões de proibições padrões de aplicativos de acesso ao logcat do sistema ou de outros apps instalados. Porém, um aplicativo instalado pode conseguir acesso a outros aplicativos logcat rodados nos aparelhos.
Fonte: IDG Now!
0 comentários:
Postar um comentário