quarta-feira, 18 de março de 2015

Microsoft apresentou ontem os dois novos principais sistemas pelos quais o usuário vai ser reconhecido e se logar em seu aparelho rodando Windows 10. O Windows Hello, que usa sistemas de biometria, como reconhecimento das digitais, da íris ou do rosto do usuário, para iniciar o computador, e o Microsoft Passport, focado no acesso a sistemas empresarias e conteúdo online.
O Windows Hello é um programa de autenticação que utiliza uma série de fatores biométricos, combinando hardware e software para permitir login e reconhecimento do usuário através de maneiras únicas. Segundo a Microsoft, um cenário ideal para a segurança seria que o login no dispositivo com o Windows 10 ocorresse com um simples toque ou olhar.
Apesar da identificação física, o Windows Hello vai utilizar hardwares já desenvolvidos para a tarefa – dispositivos de escaneamento de impressões digitais, câmeras com sensores infravermelhos e outros similares. O software vai analisar os dados adquiridos de tais aparelhos para confirmar sua identidade e então fazer o login, sem exigir uma senha com caracteres.


Em uma postagem no blog oficial do Windows, o sentido do Windows Hello não é apenas a conveniência, mas também a segurança. Com os problemas de fragilidade de senhas, a Microsoft está tentando substituí-las sem deixar de oferecer proteção aos dados de seus usuários. O público-alvo primário deste recurso está nas companhias que mais tem sofrido ataques, tais como as empresas de saúde, companhias de segurança e instituições financeiras, embora a tecnologia poderá ser aplicada em computadores pessoais.
Além do Windows Hello, a Microsoft também apresenta o Passport, um sistema projetado para substituir as senhas através de aparelhos pessoais tais como smartphones ou vestíveis. Estes dispositivos farão a identificação em conteúdo online e sistemas empresariais. Tanto este método de identificação quanto o Hello serão abertos aos desenvolvedores e empresas para implementá-los à sua maneira nos dispositivos e serviços.   
Fonte: Adrenaline

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!