sexta-feira, 27 de março de 2015

Esteganografia na prática

Fala pessoal!

Como prometido segue uma demonstração básica do funcionamento do uso de esteganografia.

Bom, como é uma demonstração simples, não fui atrás de nenhuma ferramenta para isso. Existem por ai diversas ferramentas que prometem esconder de diversas formas  textos e outras informações dentro de vários tipos de arquivos.

Para esse caso estou me mantendo no mais simples possível para passar a idéia, depois vai de você pesquisar e testar algo mais complexo e trabalhado.

Para este exemplo vou usar um arquivo texto chamado mensagem.txt e uma foto qualquer que achei na internet chamada foto.jpg.

 mensagem.txt


 foto.jpg


Para fazer o processo de esteganografia vou usar os comandos padrões do Unix que tem o mesmo efeito de uma ferramenta mais robusta para essa explicação.

Primeiramente, é preciso saber como uma imagem funciona. Um arquivo de imagem é basicamente um arquivo com diversas informações, para "programar" os diversos pixels e fazer eles reproduzirem o que precisamos. Mas nem tudo que está numa imagem é útil para a montagem da figura, algumas informações estão lá apenas para identificar coisas como equipamento que tirou a foto, data e hora da criação e etc. Como comentei no post de ontem,  existem também os bits menos significativos, que podem ter tanto informações de criação, informações de "programação" dos pixels, lixo ou até mesmo espaços em branco.

Neste caso, o que a esteganografia vai fazer é preencher estes espaços menos significativos com sua mensagem, sem causar qualquer modificação visível na imagem.

O comando que vou usar é o seguinte:

cat mensagem.txt >> imagem.jpg
O que esse comando vai fazer é pegar o conteúdo do arquivo mensagem.txt e adicioná-lo ao final do arquivo imagem.jpg. Isso não vai causar nenhuma modificação na imagem, como pode ser visto ela ao fundo do terminal abaixo, vai apenas colocar ao final do arquivo. O interpretador que monta a imagem na tela vai ignorar aquela parte achando que aquilo é alguma informação extra ou lixo.


Agora precisamos ver essa nossa mensagem dentro da imagem, se não nosso trabalho de colocar ela ali foi em vão. Podemos usar o mesmo comando para listar o conteudo da imagem em forma de texto e ao fim veremos nossa mensagem.

cat foto.jpg


Como pode-se ver pela imagem acima esta técnica não é a melhor de esteganografia, já que é relativamente fácil encontrar a mensagem secreta. Para isso existem diversas ferramentas que conseguem espalhar e esconder de uma forma melhor o conteúdo de sua mensagem ou até mesmo arquivo dentro de outro arquivo, mas acredito que a idéia foi passada.

Agora é com você procurar e testar uma ferramenta e técnica melhor de esteganografia.

Eu fico por aqui e volto com mais conteúdo de criptografia Terça-Feira!

Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!