sexta-feira, 2 de maio de 2014

Ex-lider do grupo LulzSec realizou ataques a computadores governamentais do Iran, Síria, Pakistão e Brasil, sob o controle do FBI, de acordo com investigação do New York Times.

Depois de ser capturado e se tornado um informante do FBI, Hector Xavier "Sabu" Monsegur encorajou seus companheiros do Anonymous a hackear websites de governos estrangeiros usando um zero-day em software server side.

Os arquivos roubados durante esses ataques foram salvos em um servidor que está sendo "secretamente" monitorado pelos agentes americanos.

As alegações estão baseadas em cópias de documentos e entrevistas com indivíduos ligados a rede de ataques.

Monsegur foi preso em setembro de 2011, e desde então está trabalhando com a polícia federal americana e informante sobre a posição de seus companheiros de grupo. Isto apenas se tornou público em Março de 2012. Durante esses meses, Sabu coordenava ataques pela LulzSec e outros ao movimento Anonymous, pegando os alvos de acordo com ordens governamentais americanas.

O NYT disse que tem evidências de que o "Tio Sam", através de Sabu, usou os ativistas do grupo Anonymous para pesquisar por vulnerabilidades em sites governamentais.

Logs de chat entre o hackativista Jeremy Hammond e Sabu mostram que o FBI entregou a Hammond diversos endereços de websites  estrangeiros. Uma falha no software de web hosting Plesk foi uma das principais rotas para obter acesso a sistemas vulneráveis, alega o NYT.

Hammond, junto com um hacker brasileiro usando o nickname de Havittaja, entrou em diversos sites. Assim que o site era hackeado, informações sensíveis eram extraídas e upadas nos servidores designados por Monsegur, que estavam sendo vigiadas pelos agentes.

Hammond está cumprindo uma sentença de 10 anos de prisão por diversos ataques high-profile a sistemas americanos e roubo de informações confidenciais de Statfor.

Monsegur admitiu 12 das acusações que incluem diversas sobre hacking e conspiração.

Fonte: The Register

Um comentário:

  1. Cara Num sei como um cara que já foi respeitado por outros Hackers, Que já lutou contra o sistema, tem coragem de se junta a ele e ainda ser marionete dele, é uma pena ver esse tipo de coisa, Esse Sabu esqueceu o que é ser Hacker.

    ResponderExcluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!