quinta-feira, 15 de maio de 2014

Olá! Vamos seguir em frente com a série. Se você não viu o primeiro post da série clique aqui!


Arquitetura e Sistema de Arquivos


A arquitetura e organização do Metasploit é um tanto complexa, o framework em si é bem grande. Você não necessariamente precisa conhecer o Metasploit a fundo para usar ele, somente para um caso de desenvolvimento, mas sempre é bom saber como as coisas funcionam.


Pode-se ver na imagem acima que os módulos são chamados pela base do sistema (MSF Base), enviados para o core para processamento (MSF Core). Junto ao core temos a chamada as ferramentas de desenvolvimento e bibliotecas. Entre essas ferramentas e bibliotecas temos por exemplo, sockets, protocolos, XOR, Base64 e muitos outros.

O MFS Base também abre para as interfaces pro usuário. São elas Console, CLI, Web e GUI.

A interface Console é a que conhecemos e usamos normalmente, linha de comando, iniciada pelo comando msfconsole. A interface CLI é a que chamamos e executamos diretamente com todos os parâmetros, a que usamos para automatizar algum script, como por exemplo, os comandos msfcli, msfpayload e msfencode.

As interfaces Web e GUI, foram oficialmente descontinuadas pela equipe do Metasploit, mas a GUI teve um sucessor independente, a ferramenta chamada Armitage

O sistema de arquivos do Metasploit é divido nos seguintes diretórios: lib, data, tools, modules, plugins, scripts e external.

lib: A base de códigos do Metasploit Framework
data: Arquivos editáveis
tools: utilitários
modules: a base de módulos
plugins: plugins que podem ser carregados
scripts: Meterpreter e outros scripts
external: Códigos e bibliotecas de terceiros.


Vou me focar aqui na interface mais utilizada, a console. Caso tenha interesse cheque também o Armitage. Em alguns exemplos pode ser que seja necessário o uso da interface CLI, mas normalmente usarei a console mesmo.

3 comentários:

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