quinta-feira, 9 de julho de 2015

Esta, com certeza, é uma das maiores pragas da atualidade, pois, o número de computadores que são infectados dia após dia é relativamente grande, pois a forma de propagação do famoso vírus de pendrive, é que se um computador está infectado, logo, quando for conectado um pendrive ou um dispositivo removível de armazenamento neste computador, o vírus, automaticamente, infecta o dispositivo. E assim, criando um laço repetitivo de infecções, pois ao conectar com um computador sem nenhuma solução de segurança, ou que tenha e esteja desatualizado, o vírus irá infecta-lo também.

O padrão utilizado por este vírus é de, ao infectar um dispositivo, ele automaticamente oculta os arquivos e pastas do dispositivo e cria atalhos para poderem acessá-los. Sendo assim, impossibilita que o arquivo seja compartilhado com outros computadores. Usar soluções de segurança ajudará a evitar este tipo de infecção. Utilizando suítes de segurança, provavelmente, haverá uma ferramenta que faça a proteção real nas conexões de entrada de dados do computador, como os drivers USB. Ou você também poderá usar uma solução autônoma, como o USB disk security.

De qualquer forma, mesmo eliminando o vírus do dispositivo, não os fará visíveis novamente, apenas apagará os atalhos e eliminará as ameaças presentes no dispositivo. Em uma rápida busca pelos mecanismos de pesquisa, você encontrará uma série de tutoriais ensinando a recuperar estes arquivos, ou também, blogs recomendando a utilização do USB Show, que é uma ferramenta para recuperar arquivos de dispositivos que estavam infectados.

MANUALMENTE PELO CMD

Neste apêndice, ensinarei a recuperar os arquivos de seu dispositivo, através de comandos no CMD (Prompt de comando) do Windows. Antes de tudo, se o seu dispositivo estiver infectado, faça uma verificação com sua solução antivírus na unidade referente ao dispositivo e em seguida, exclua todas as ameaças encontradas. Se os arquivos de seu pendrive permanecem ocultos, faça o seguinte:
1 – Abra o Prompt de Comando (CMD), no Windows 7, ele poderá ser encontrado no menu iniciar > todos os programas > acessórios. No Windows 8 e 8.1, faça uma pesquisa em busca dele, e depois, em ambos as versões de sistema, clique com o lado direito do mouse sobre o Prompt de Comando, e execute-o como administrador.
2 – Após executar o Prompt de Comando em modo administrador. Digite:
·        attrib -h -r -s /s /d X:\*.*
Sendo que “X” representa a letra da unidade que o seu dispositivo está sendo usada. Sendo assim, renomeie para a letra da unidade que é usada no seu computador, para que o comando attrib, reconheça o caminho do dispositivo e execute o comando com êxito.
Terminado este processo, vá até a unidade que o seu dispositivo está conectado e verifique se os arquivos estão visíveis novamente. Caso não esteja, recomendo procurar a ferramenta, USB Show e utilizá-la para este procedimento.

MANUALMENTE UTILIZANDO O BLOCO DE NOTAS

Digite os seguintes comandos no bloco de nota, e quando for salvar os arquivos, vá ao menu Arquivo, Salvar como, escolha um nome e no final, digite .bat.

echo Deixando visíveis todos arquivos e pastas.
attrib -h -r -s /s /d
echo Eliminando vírus do dispositivo.
del /F /S /Q  *.inf
echo Eliminando os atalhos gerados.
del /F /S /Q  *.lnk
echo Limpeza Concluída.
PAUSE

O comando ECHO envia, ou controla o envio, de mensagens para a saída padrão do sistema. Usado em scripts DOS para controlar as mensagens enviadas para a saída padrão (monitor, tela ou ecrã).

*.inf : Arquivos de Informação do Windows(*.info).
*.lnk : Arquivos de Atalho do Windows (*.link).

Nota: execute somente este arquivo BAT, dentro do dispositivo infectado, pois o sistema operacional Windows guarda vários arquivos ocultos por uma razão, e alterar a natureza destes arquivos, poderá ser prejudicial à vida útil do sistema.


Nota 2: caso você utilize alguma distribuição Linux, você poderá apagar manualmente os arquivos .lnk e .inf, pois o vírus de pendrive, como é conhecido, não funciona no Linux. Assim como os arquivos que são ocultos no Windows, poderão ser vistos sem problemas no Linux.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!