sexta-feira, 24 de julho de 2015

E ai pessoal!

Segue ai um baita post, um tanto antigo, de engenharia social que encontrei aqui. Mas como eng. social não envelhece, ai vai.

Este post eu achei lá no Viva o Linux, postado lá pelo usuário cytron. Vou postar a primeira parte aqui e se interessar acesse o link no fim do post e leia o resto, vale muito a pena.

E fique com o post:


AVISO

Este artigo se destina a alertar quanto a importância que se deve dar aos fios de telefone... e hoje em dia, também às ondas de rádio. 

Estamos cercados de fios, mas é tão comum que nem percebemos o quanto estamos expostos. 

As técnicas apresentadas neste artigo são altamente eficazes, não é aconselhável utilizá-las para fins maliciosos. 

Lembre-se: A arma mais perigosa é a inteligência humana. Você pode escolher utilizá-la para o bem ou para o mal. Mas sempre há recompensas ou conseqüências. 

Vou abordar aqui as possibilidades e falhas dos fios. 

PEGANDO OS PRIMEIROS LUGARES NAS FILAS

Esta é uma das técnicas que eu mais uso, odeio chegar no banco e encontrar aquela fila que mais parece distribuição de dinheiro. 

Quando chegar no banco ou qualquer outro estabelecimento que utilize senhas, encontro todos sentados com suas senhas na mão. Daí vá direto para as cadeiras, não pegue senha, se observar, vai perceber que alguns números são chamados, mas ninguém aparece pois perderam a paciência e foram embora ou erraram de fila. É aqui que você entra. Ao perceber que um determinado número não levantou ninguém, você finge que é seu número. Quando chegar no terminal, exponha rapidamente seu objetivo, geralmente metade das pessoas nunca entrega as senhas para o atendente, eles já se acostumaram com isso. E como o verdadeiro dono da senha não está presente, tanto faz se você é o não a pessoa. 

Estou tão habituado a fazer isso que geralmente pego a senha e guardo, depois de atendido, observo quem chega por último na fila e entrego minha senha para esta pessoa, daí ela é atendida com antecedência. Geralmente escolho idosos ou alguém que mereça ser atendido logo. 

Outra maneira interessante é estar de acompanhante na fila com um amigo, daí quando estiver perto de ser atendido, você oferece seu lugar para os últimos da fila... ou essa cortesia pode ser o início de um ataque maior de engenharia social no office-boy da empresa vítima... tudo depende de sua necessidade e criatividade. 

Portanto, se alguém te oferecer lugar na fila, lembre-se disso se ele começar a puxar assunto mesmo que seja dias depois. 

E caso um espertalhão faça isso na fila de sua empresa... bom, minha sugestão é que deixe passar, afinal, se não é um... é outro. Tanto faz. 


Para ver o texto completo acesse o Viva o Linux

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!