segunda-feira, 6 de julho de 2015

Nos dias de hoje é muito comum termos contato com arquivos compactados. Até algum tempo atrás era muito comum eles virem com o formato 7zip (ou zip), devido ao programa de mesmo nome para windows. Porém atualmente frequentemente nos deparamos com o rar, que veio a se popularizar por causa do programa chamado Winrar, para windows.

Um usuário do linux, ao tentar abrir algum arquivo compactado com o rar, recebe uma mensagem de erro que informa que não há suporte e não consegue acessar o conteúdo, mas já existem (há tempos) duas ferramentas (pacotes) para o seu linux que vão ser "uma mão na roda" para a utilização de arquivos compactos com o rar, o rar e o unrar.

O primeiro se trata de um pacote que é uma adaptação do software feito para windows trazida para o linux, ao instá-lo ele atua como um módulo dentro do seu programa de tratamento de arquivos padrão, ou seja, "habilita" a compatibilidade do programa que já era usado para arquivos compactados com arquivos no formato rar ou pode ser usado pelo terminal como qualquer outro programa.

O segundo se trata de um programa simples que roda direto no terminal para a manipulação de arquivos compactados.

Avaliação


Aqui uma avaliação pessoal, que pode ser parcial e não condizer com o que a maioria pode achar.

RAR


- Pontos positivos

- Se adapta a maioria dos manipuladores de arquivos pré-instalados em diversas distros
- Possui interface gráfica (por meio dos outros programas)
- Também roda pelo terminal
- Funciona junto a outros programas ou de forma independente

- Pontos negativos

- Programa proprietário (non-free)
- Sem garantias de continuidade (depende do desenvolvedor do winrar)
- Sem suporte (por não ser feito por uma comunidade, não há suporte para possíveis problemas/bugs relacionados

Unrar


- Pontos positivos

- Código aberto (open source)
- 100% Grátis

- Pontos negativos

- Não possui interface gráfica

Instalação


A instalação de ambos é muito simples, basta digitar no terminal:

sudo apt-get install pacote

Substituindo "pacote" por "rar", ou então "unrar" (sem aspas). Após isso eles já estarão pronto para uso.

Em caso de erros do tipo "Pacote não encontrado", é possível que sua source.list não esteja habilitada para pacotes non-free (proprietários), logo, terá que ir lá modificá-la ou instalar o unrar.

Utilização Básica

Nesse post o objetivo é mostrar como descompactar arquivos com os programas já citados, porém ambos também são muito bons na criação e edição de arquivos compactados, que não será abordado aqui hoje.

Rar


Pela interface gráfica não vou explicar pois é intuitivo e simples.

Pelo terminal, digite:

rar -vxf /caminho/arquivo.rar

Substitua "/caminho/" pelo endereço do arquivo local e "arquivo.rar" pelo nome do arquivo local a ser descompactado e pronto, o conteúdo será extraído e aparecerá no mesmo local do original.

Unrar


No terminal digite:

unrar e /caminho/arquivo.rar

Substitua "/caminho/" pelo endereço do arquivo local e "arquivo.rar" pelo nome do arquivo local a ser descompactado e pronto, o conteúdo será extraído e aparecerá no mesmo local do original.

Espero que tenha ajudado a você leitor e espero que compartilhe essa informação com os outros, afinal alguém já disse: "Information wants to be free" (A informação precisa ser livre, numa tradução livre). Aguardo você no nosso grupo do Facebook em caso de dúvidas e/ou sugestões. Até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!