segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A McAfee está fazendo um alerta para crianças e pais não serem alvos de malwares escondidos em jogos e aplicativos para dispositivos móveis. Com a popularidade e fácil acesso aos jogos online, cibercriminosos utilizam esses aplicativos para espalhar malwares a fim de infectar os aparelhos e roubar informações pessoais dos usuários.
No ano passado, o jogo Flappy Bird fez enorme sucesso entre os usuários de smartphones e tablets com mais de 50 milhões de downloads. Em seguida apareceram centenas de clones do jogo, muitos deles fraudulentos. No primeiro trimestre de 2014, a McAfee divulgou que 79% das 300 amostras de clones do jogo continham malwares que permitiam ao criminoso, entre outras atividades, realizar chamadas e enviar mensagens sem a permissão do usuário, instalar aplicativos adicionais, extrair dados da lista de contatos, rastrear localizações e estabelecer acesso remoto para o total controle do dispositivo.
Thiago Hyppolito, engenheiro de produtos da McAfee, explica que antes de baixar algum jogo no smartphone os usuários devem ter alguns cuidados básicos. “É importante sempre baixar jogos de sites e lojas oficiais e ter uma ferramenta no celular que mostre que aquele jogo ou aplicativo é realmente seguro e não irá ter acesso a informações confidenciais como lista de contatos e mensagens. As pessoas precisam tratar o smartphone como um computador e não apenas como um telefone”.
As ameaças para dispositivos móveis são as que mais crescem atualmente. Segundo pesquisa da McAfee já existem mais de 4,5 milhões de ameaças móveis e apenas no primeiro trimestre o crescimento de ameaças foi de 167% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para garantir mais segurança no smartphone é importante ter sempre a última versão dos aplicativos e do sistema operacional, já que os fabricantes costumam lançar novas versões para corrigir falhas descobertas nas versões anteriores. É fundamental também ter uma ferramenta de segurança completa para o smartphone como o McAfee MMS Gratuito.
Uma dica para os pais que deixam as crianças brincarem com seus smartphones é utilizar ferramentas que bloqueiam as funções do aparelho que não são usadas pelas crianças. Na solução McAfee LiveSafe, a empresa oferece a possibilidade de criar diferentes perfis para o smartphone ou tablete e assim permitir o acesso apenas às funções e aplicativos que interessam a cada usuário. “É possível, por exemplo, criar um perfil apenas com jogos e vídeos, impedindo que a criança tenha acesso a e-mails, realize ligações ou baixe algum arquivo prejudicial ao dispositivo”, explica Hyppolito.

Dica do pessoal do Grupo do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!