quarta-feira, 22 de outubro de 2014

E ai!

Neste ano na H2HC, uma das palestras que mais me chamou a atenção foi a palestra do Lindolfo Rodrigues, com o título, Optimize for Happiness, onde foi apresentado diversas curiosidades sobre sono, trabalho, foco, entre outras. O objetivo foi demonstrar como atividades e hábitos simples podem levar a uma vida melhor, com menos stress, e com a mesma (ou mais) energia, produtividade e tempo.

Diversas coisas foram apresentadas, boa parte eu já conhecia e estou terminando meus estudos para dominar as técnicas para poder postar aqui. Mas uma me saltou aos olhos, uma coisa que eu não sabia mas sentia que de alguma forma me prejudicava, e é sobre ela que escreverei aqui.

Atenção! Deixo aqui o mesmo disclaimer da palestra. Nem o Lindolfo Rodrigues nem eu somos médicos ou trabalhamos na área da saúde, isso quer dizer que os resultados obtidos são todos por experiência e por pesquisas próprias.

De acordo com a pesquisa do Lorn (Lindolfo Rodrigues), as telas de todos os seus dispositivos emitem uma tonalidade de azul que o cérebro intende como, nas próprias palavras do palestrante, "não precisa dormir, ainda é dia", ou seja, inibe um hormônio ou substância que causa sono e cansaço. Por isso que você sempre diz que vai só dar uma olhadinha no email e acaba ficando horas lá grudado. Mas existe um software para "corrigir" isto.

O software se chama f.lux e está disponível para Windows, Linux, Mac e iOS. O que o programa faz é modificar o nível da cor azul no monitor de acordo com a hora do dia, você programa a primeira vez e ele vai adaptando aos poucos. Outras funções que o software ajuda são ler melhor nos dispositivos e não causar aquela sensação ruim de doer ou cansar os olhos ao olhar para a tela brilhante a noite/manhã.

Estou usando o software a cerca de 4 dias desde a palestra e já estou totalmente acostumado com os tons amarelados da tela. No início é meio estranho ver o monitor amarelado, parece uma coisa antiga, assistir um filme também não é bom nessas configurações mas o importante é que ajuda muito.

Já me sinto muito melhor somando esta função as minhas outras atividades de produtividade. Deixo aqui a indicação e meu obrigado ao Lindolfo Rodrigues pela indicação do software.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!