terça-feira, 17 de junho de 2014

É a primeira vez na história, em que um supercomputador conseguiu superar o teste de Turing, projetado para determinar se uma máquina tem capacidade de ter um pensamento próprio. O teste ocorreu no último domingo, quando Eugene Goostman, um software desenvolvido para responder como se fosse um adolescente de 13 anos, foi submetido a uma entrevista improvisada na Royal Society de Londres. As perguntas e as respostas foram enviadas através de mensagens escritas na tela, e um terço dos humanos que interrogaram a máquina não conseguiram descobrir que não se tratava de uma pessoa e sim de um interlocutor cibernético.



Esse acontecimento é um marco no campo da inteligência artificial, e aconteceu exatamente no 60° aniversário da morte de Alan Turing, matemático britânico responsável pelas bases para a informática moderna. E também o responsável pela criação do teste de Turing, o cientista afirmou certa vez, que se um computador fosse capaz de enganar um terço de seus interlocutores, fazendo-os acreditar que ele seria um humano, então ele estaria pensando por si próprio.

O software Eugene Goostman é uma criação dos engenheiros de informática Vladimir Veselov e Eugene Demchenko.

E você o que acha disso tudo? Seria apenas um inicio? Ou já fomos longe demais?



Nota: O Robô Ed já não fazia isso?

5 comentários:

  1. Eu sonho com o dia em que teremos isso.
    Sei que muita gente cria várias especulações (motivados provavelmente pelos filmes com base no tema), mas como fanático por tecnologia espero muito por esse dia.
    É meu sonho ter um assistente pessoal eletrônico, não para mandar email ou adicionar coisas na agenda com frases prontas, mas como um braço direito para todas as funções que precisar.

    ainda chegamos lá :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sonhando... Possivelmente eles se rebelam e nos escravizam antes disso hehehe

      Excluir
  2. A só um detalhe sobre essa situação, têm muita gente em cima deste teste em específico, dizendo que não deveria valer, por ser tratar de um adoscelente (pode cometer erros gramaticais graves) e que ainda era estudante de lingua inglesa e não nativo, então muita coisa não pode ser considerada como item para desclassificar ele no teste

    ResponderExcluir
  3. O primeiro vôo, na verdade, foram "pulinhos".
    A primeira arma de fogo era um rojão com uma bolinha dentro.

    Toda tecnologia nascente é imperfeita em comparação com o que fantasiamos.
    Entendo válido o experimento. Achar defeito é fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, começamos com pouco e logo logo vamos evoluindo até sermos escravizados pelas máquinas hehehe

      Se bem que alguns já dizem que estamos sendo escravizados hoje em dia, porque ninguém mais vive sem smartphone, internet ou computador, e eles nem são tão inteligentes assim. Imagine se eles forem mais inteligentes que nós. :)

      Mas agora falando sério, esse é o caminho, já chegamos ao primeiro passo. Valeu pelo comentário!

      Excluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!