terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Pesquisadores da empresa de segurança IOActive divulgaram nesta terça-feira um alerta sobre vulnerabilidades em sistemas de automação residencial da Belkin. As várias brechas, de acordo com a companhia, foram encontradas em dispositivos da linha WeMo, e permitem que invasores consigam controlar remotamente a iluminação e o termostato da casa, por exemplo, e até mesmo acessar a rede LAN do local.

Os produtos da linha tornam possível usar smartphones, tablets ou uma interface web para ligar, desligar, regular e mover diferentes aparelhos na residência, tudo à distância. Parece ótimo, mas esses mesmos dispositivos não são tão inteligentes quanto parecem: de acordo com a publicação da IOActive, eles simplesmente deixam expostas senhas e chaves de criptografia usadas para checar a legitimidade de updates de firmware.

Com a ajuda desse “vazamento”, invasores conseguem quebrar tranquilamente o sistema de segurança e enviar atualizações maliciosas aos produtos WeMo. Curiosamente, nem mesmo o uso de um firewall resolve o problema, já que os updates foram feitos para, basicamente, passar por cima dessas proteções.

Depois que as “novas versões” são instaladas, os dispositivos podem passar a agir sob o controle dos crackers – que, se forem simplesmente bem-humorados, serão capazes de fazer a luz funcionar como a de uma casa mal-assombrada, por exemplo. Veja um exemplo no vídeo a seguir.



As consequências, no entanto, podem ser bem piores. Como alerta a própria IOActive, há sempre a possibilidade de se causar um curto-circuito e, posteriormente, até mesmo um incêndio doméstico – e tudo remotamente. E como há, nas estimativas da companhia de segurança, cerca de 500 mil dispositivos WeMo espalhados pelo mundo, dá para imaginar o estrago que a vulnerabilidade pode provocar se for aproveitada.

Problemas na automação – As brechas de segurança nos dispositivos da linha da Belkin mostram que os sistemas de automação residencial ainda precisam de algum cuidado. Mais ainda nos holofotes graças à recente aquisição da Nest pelo Google, eles são tidos como parte essencial da “casa do futuro” – mas antes disso, questões básicas de proteção, como o cuidado com chaves de criptografia, não podem mais ser deixadas de lado.

A IOActive entregou ao CERT norte-americano as informações relacionadas às vulnerabilidades, e o próprio órgão emitiu um alerta para que usuários deixassem de lado os produtos da linha problemática, ao menos por ora. A Belkin ainda não se manifestou em relação ao caso, e também não liberou uma correção para a falha.

Aliás, curiosamente, essa é a segunda questão de segurança envolvendo a empresa em menos de uma semana. Na última sexta-feira, roteadores da Linksys (que pertece à Belkin, e não mais à Cisco) se mostraram vulneráveis a um malware "auto-replicável".

Fonte: Revista Info

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!