terça-feira, 27 de outubro de 2015


Amigos, durante algumas leituras, me deparei com um artigo citando 14 novas funções do Android 6.0 que não eram possíveis no Lollipop (5.x.x). Nesse artigo terei como objetivo uma análise de algumas das funções citadas no artigo de forma mais clara possível e resumida.

Aviso: Pode haver imparcialidade no texto a seguir.

Google Now On Tap


Pode ser uma mudança elogiada por muitos, porém a facilidade (ainda maior) de se usar o Google como buscador do SO gera um direcionamento enorme e pode acabar com as chances de outro concorrente se destacar. Fora que, os mais preocupados com a privacidade podem ter mais dificuldade de usar alternativas viáveis.

Suporte para USB Type-C

Imagem completa aqui

Se você acompanha o mundo da tecnologia já deve imaginar que essa mudança será muito bem vinda, pois o Android Lollipop já roda em alguns aparelhos, porém foram feitas adaptações no software desses aparelhos, agora, os que virem com o 6 (ou atualizarem posteriormente) terão esse suporte nativo, o que pode ajudar e muito os desenvolvedores, além de poder trazer taxas de transferências ainda maiores que o USB 3.0.

Transparência de permissões


Essa é uma das mudanças mais aguardadas pelos usuários preocupados com a privacidade e os preocupados com a segurança. Finalmente será possível controlar as permissões de APP's nativamente, antes só era possível visualizá-las. Para controlá-las somente acesso root (ou de super usuário) ou com o uso de ROM's (link contém vídeo de ~8 min) personalizadas (como a Cyanogenmod) que quebram os termos da garantia dos aparelhos (por causa do desbloqueio do boot loader).

Desbloqueio na ponta do dedo


Essa função também se tornará nativa, é um avanço, porém novamente entramos nas questões de privacidade, afinal nossa digital é única (e pode ser falsificada como é possível ver nesse vídeo e nesse artigo em inglês).

Autonomia de sobra


O modo "Doze" é uma grande aposta para os amantes de aparelhos que, por diversos motivos, não conseguem ficar o dia todo sem recarregar o aparelho, pois ele deve aumentar consideravelmente a duração das baterias (algo muito criticado pelos usuários em geral).

Adeus, apps padrão


Essa função também é muito aguardada pois antes dela, remover os APP's da fabricante era impossível (exceto com root). Até então, somente era possível desativá-los (o que ainda os fazia consumir espaço).

Backup salvador


Um backup do aparelho poderá ser realizado nos servidores da Google, pode ajudar em momentos de emergência, porém mais uma vez o SO esbarra nas questões de privacidade, pois não ficou claro (com uma política de privacidade "rígida") como esse armazenamento será mantido.

Conclusão


As mudanças para os amantes da tecnologia certamente serão bem vindas e serão uma evolução (até certo ponto) esperadas. Já as questões de privacidade e segurança estarão melhorando, porém nenhum sistema é perfeito, logo é bem provável que o root ainda possa ser uma opção interessante.

Entretanto, somente quando o sistema "sair do forno" de vez será possível obter mais detalhes e fazer mais comparações.

Referência


Tecmundo

Extra


Leitura biométrica na Play Store

Root vale à pena?

10 motivos para fazer root

Dúvidas e sugestões, traga para nosso grupo no Facebook.

Até a próxima pessoal!
Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!